Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo à Vida Manager, a melhor e mais movimentada comunidade do segmento no orkut, agora com seu próprio fórum.
 
InícioVida ManagerÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Guia de Início a Seção Vida Manager

Ir para baixo 
AutorMensagem
Administrador
Alex Ferguson
Alex Ferguson



Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/04/2012

Guia de Início a Seção Vida Manager Empty
MensagemAssunto: Guia de Início a Seção Vida Manager   Guia de Início a Seção Vida Manager EmptyQui Abr 26, 2012 1:26 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
EMEM for Dummies
Ou como começar um save no Espelho Meu, Espelho Meu
Por Red_Moskito e Shadowtuga
1. Introdução

A ideia de fazer qualquer coisa deste género já percorria a minha mente há uns tempos, essa foi uma das ideias que me fizeram abrir o Cantinho dos Savers. Mas se por um lado uma das grandes vantagens do nosso Cantinho é servir de apoio a todos os que querem começar ou melhorar um save, em contraponto as dicas e conselhos vão aparecendo dispersas e de consulta pouco prática.

O que podem ler neste tutorial é um pouco o reflexo da nossa visão sobre o FM e sobre o EMEM, mas era difícil fazê-lo de outra forma, além de nos tirar o gozo todo. Para quem não concordar com esta abordagem, colocamos todo o documento ao vosso dispor, com a condição de manterem os créditos de autoria e respeitarem sempre o verdadeiro espírito de postar por gosto. Tentámos minimizar esta visão pessoal ao abordar apenas os aspectos do jogo que achamos que influenciam directamente o save online.


2. Iniciar o jogo

Há duas formas de começar um save. Ou se escolhe um clube, ou se começa desempregado. Em qualquer um dos casos será boa ideia ter uma estratégia de jogo já definida. Queremos começar num clube pequeno, tentar ganhar tudo e passar para um gigante, e depois outro, e depois outro? Queremos pegar sucessivamente em clubes medianos e torná-los campeões? O objectivo é fazer toda a carreira no mesmo clube, seja ou não o clube do nosso coração? Ou apenas desejamos tentar emular uma carreira realista? Será isso possível?

Sendo que o inicio de jogo como desempregado limita totalmente a carreira às opções fornecidas pelas ofertas de emprego, vamos abordar a versão em que se escolhe um clube.

Como já referi, é importante saber exactamente o que nos motiva, e o queremos fazer no FM. A escolha do clube inicial contempla várias opções que vão condicionar o futuro a curto/médio prazo.

a ) A primeira decisão a tomar é decidir a liga onde queremos iniciar a nossa carreira, e as ligas onde queremos jogar no futuro. Como é óbvio esta decisão vai definir basicamente a dificuldade do jogo, mas também condicionar a progressão da carreira e a motivação futura. Principalmente quando a carreira no primeiro clube perder a “pica”…

b ) O tamanho do estádio vai ter influência nos salários que poderemos pagar no futuro. Facilmente se vê que um clube da 2ªB Portuguesa com um estádio de 8.000 lugares, ao chegar à Liga principal, vai provavelmente ter um orçamento para salários mais reduzido que um clube semelhante mas com um estádio de 30.000 lugares. Chamemos a isto uma condicionante de evolução.

c ) Além do tamanho do estádio, a reputação do clube também influenciará as possibilidades de pagamento de salários, pois está ligada ao preço médio dos bilhetes e aos valores dos patrocínios. Esta reputação também influenciará a vontade de alguns jogadores em assinarem pelo clube, bem como as exigências da direcção. Acaba por ser um pau de dois bicos.

d ) Finalmente o plantel poderá ter alguma importância na 1ª ou na 2ª época, mas quase todos os savers acabam, mais ou menos rapidamente, por renovar a quase totalidade do plantel. Portanto terá uma importância muito relativa, maior no caso de quem pensa passar pouco tempo no primeiro destino.


3. Abrir o save

Certamente não é nova a ideia de fazer um tutorial, mas este não aborda as regras ou o que fazer com as imagens. Para isso, não se esqueçam de ler as regras de funcionamento do EMEM e indicações escritas pelo jmgv, kewl, kaká, Leandro.seven e ggpofm. Serão as principais bases a terem em conta para evitarem chatices maiores no futuro.

Quanto ao save em si, quando o começarem tenham em atenção o que está nos pontos acima e os objectivos do save em si. Um bom título ajuda, e não tenham problemas em irem alterando até acharem que está como deve ser. No entanto, quanto mais depressa conseguirem acertar, melhor. Será esse o nome pelo qual a vossa obra será conhecida doravante, e a mudança constante será pouco recomendável.

Os subtítulos são bastante importantes para mostrar em tempo real o que se passa no save. Se estão a apresentar um novo plantel, a mostrar a tal final que já tardava ou a postar os pormenores da última mudança de clube, o subtítulo é o local indicado para ir dando pistas sobre o actual assunto. Um bom subtítulo pode atrair vários visitantes curiosos ao teu save. Uma coisa é dizer que não deves dar importância excessiva aos comentários, outra coisa é desleixares quem te acompanha.

Por exemplo imagina que a tua equipa venceu um grande rival, em vez de colocares um subtítulo do género “Equipa x 3-1 Equipa y” deves escrever algo mais “trabalhado” e que obrigue o leitor a ter de entrar no save para descobrir o que se passou no jogo. Neste caso um bom exemplo de um subtítulo seria algo do género “Show de Bola no embate de Rivais”. No primeiro exemplo mesmo antes de entrar no save o leitor já sabe o resultado do encontro, contrariamente ao que acontece no segundo exemplo em que é dada a informação que foi um excelente jogo, mas para descobrir o resultado o usuário terá de entrar no save. Obviamente as infantilidades “comentem” e afins farão mais para afastar seguidores que uma apresentação em tons de roxo sobre a descida de divisão do Milan…

Há várias formas de começar um save, muita gente gosta de manter o suspense, há quem coloque adivinhas sobre qual é o clube, quem escreva saves de ficção começa o enredo já desde o início, quem queira mostrar uma história simples mas aos poucos, mas antes de começar a mostrar os jogos oficiais, há alguns pontos abordáveis que nós consideramos importantes:

a ) o plantel, seja como lista ou apresentando-o jogador a jogador;
b ) os amigáveis, com uma apreciação do comportamento da equipa mais ou menos extensa;
c ) as condições do clube, tanto em termos de infra-estruturas como financeiros, e
d ) as definições da base de dados escolhidas, relativamente ao tamanho e às ligas seleccionadas.

Menos importante mas também recomendável, é a definição dos objectivos, a descrição do tipo de save que vamos ter (ficção, carreira de figura histórica, jogo e texto, etc…), alguma novidade em termos de funcionamento do próprio save ou da apresentação, etc.

Sabemos todos que um dos maiores condicionantes de um save é o seu início. Torna-se importante que se tenha a certeza da disponibilidade de tempo e motivação para manter o projecto mais que uns ridículos dias, mas a atitude demonstrada nos primeiros posts pode ser decisiva em termos da maneira como o EMEM vos vai tratar.

Abrir o save e ter umas dúzias de “boa sorte” é normal, mas o choque maior chega com as primeiras actualizações. É provável que um saver recente e pouco conhecido tenha que fazer duas, três, quatro ou mais actualizações seguidas sem um único comentário. É normal, e é o primeiro filtro, aqueles que não trazem o espírito de postar por gosto e que ligam excessivamente ao “post-count” serão os primeiros a desistir. Coisa pouco grave, é a selecção natural.

Se ainda assim decidirem continuar, compreendam que a evolução é o caminho. Leiam o que está nas CN e nos JT. Vejam os saves dos mais velhos, aprendam e evoluam. Mantendo a coerência é possível fazer pequenos ajustes à estrutura ou lógica do save, e esses podem revelar-se boas mais-valias. Uma das coisas que mais gozo dão a quem acompanha é ver a página 10 de um save, depois ver a página 20 e ver mudanças, melhoria, enfim, evolução.


4. A apresenta
ção

Os olhos também comem. Frase muito batida mas não menos verdadeira por isso. Não pretendemos com isto dizer que devem fazer uma obra-prima em termos gráficos, mas um pouco de organização, estrutura e arrumação ajudam bastante. Como tal, mesmo sabendo que um save com banners de qualidade, capas de jornais realistas, e outros gráficos bem tratados são o ideal, para quem tem pouco ou nenhum jeito para a parte gráfica há outras formas.

A ideia principal a ter em conta é a simplicidade. Texto simples e fácil de entender, escrito sem erros e com a pontuação correcta, de uma forma apelativa e que não complica as coisas. Quando lemos sobre um jogo a primeira coisa que queremos saber é o resultado, depois queremos saber como correu e finalmente todos gostamos de um ou outro pormenor interessante. Num save não há motivo para que as coisas sejam diferentes, simples e direito ao assunto é o melhor caminho, mas um pouco de “sal” pode melhorar as coisas.

Em termos de estrutura há várias opções. Podem postar mês a mês, o mais habitual, em séries de 5 ou de 10 jogos, época a época ou dividindo-a a meio, tudo depende da vossa disponibilidade e do que querem escrever. Será lógico pensar que apresentando 15 ou 20 jogos de uma vez, se tornará bastante aborrecido descrever o que se passou em cada um deles. Da mesma forma, apresentando apenas os 4 ou 5 jogos de um mês implica entrar em descrições, pelo menos sobre os mais importantes.

As ideias principais a ter em conta ao decidir a apresentação são a flexibilidade (não há problema nenhum em postar uma actualização de uma forma, e mudar algumas coisas na seguinte), a simplicidade (ninguém gosta de ter que ler um texto duas vezes para o perceber) e o principal, que é o gozo puro em postar. Se vocês se estiverem a divertir com a actualização, as probabilidades de os outros se divertirem a ler são bem maiores. Adiante nos alongaremos mais.


5. A parte técnica

Agora iremos passar a parte prática, ou seja serão aqui explicadas as várias formas de fazer uma actualização de um save.

Para preparar uma actualização é essencial que tenhas um editor de imagem para puderes mostrar as imagens do teu save. Existem um rol variado de editores, desde dos mais básicos e simples como o Paint até aos mais complexos, como o Photoshop ou o GIMP. Contudo, mesmo que não tenhas nenhum programa deste género instalado ou apenas queiras poupar espaço no disco rígido podes sempre utilizar um editor online (lista de 15 editores de imagem online).

Para colocar as imagens no fórum é necessário obter o link das mesmas. Para isso deves alojar as suas imagens num dos vários sites que disponibilizam este serviço. O Photobucket é uma boa opção, visto que é possível guardar na sua conta todas as imagens que aloja. Outras duas boas opções são o Imageshack e o Tinypic.

Tal como foi referido no ponto 4, existem várias estruturas para apresentar um save e para cada uma delas uma um modelo ideal de apresentação tanto a nível gráfico, como escrito.

Mês a Mês

Este é sem dúvida o modelo mais utilizado pelos savers. Irei descrever agora algumas alternativas. Se não queres ter o trabalho de retirar SS (Screenshots) a todas as estatísticas das partidas que realizas podes simplesmente optar por colocar os resultados, tirando uma SS ao calendário de jogos. A nível escrito podes decidir fazer uma análise individual a cada um dos jogos ou simplesmente um resumo do mês, referindo apenas um ou outro pormenor de uma determinada partida.

Outro tipo de estrutura possível é apresentar as estatísticas de cada de jogo. Tanto podes decidir em mostrar as estatísticas directamente ou caso tenhas alguns conhecimentos na área do design e tiveres tempo disponível para uma apresentação mais elaborada podes sempre desenhar templates para os jogos, onde coloques o resultado mais o nome ou logótipo das equipas juntamente com uma hiperligação para a imagem das estatísticas do encontro. A nível da escrita ou fazes uma análise detalhada de cada jogo ou apenas um comentário curto que sintetize o que se passou.

Séries longas de jogos / Meia Época

Não tão comum no EMEM, este tipo de estrutura é indicado para pessoas que tenham pouco tempo para actualizar e/ou preferem jogar vários meses seguidos, sem parar para tirar as SS. Nestes casos deves obviamente apenas tirar a SS do calendário de jogos realizados. A nível escrito, o ideal é tentar resumir o que se passou nesse período, focando os eventos mais importantes, destacando um ou outro jogador que esteve melhor e também é boa ideia analisar como variou a posição da tua equipa na tabela classificativa.

Por Época

Basicamente o esquema é o mesmo da estrutura anterior. Aqui sim, deves dar bastante importância à variação na tabela classificativa, à evolução positiva (ou negativa) da performance da equipa, destacando os melhores jogadores. Não entrem em muitos pormenores, façam apenas uma síntese do que foi a época.

Existem alguns dados, para além dos ditos resultados, que devem incluir nas vossas actualizações: Classificação; Estatísticas de Jogador; Resultado dos sorteios das Taças e poderão também incluir o calendário dos próximos jogos da equipa.

Isto são apenas alguns modelos, haverá outros e no futuro poderão existir novas estruturas de apresentação. É importante que os savers estejam conscientes que devem inovar, libertar a sua criatividade, não ter medo de mudar. No fundo é isso que distingue em parte os saves, porque estamos certos que mesmo vocês darão mais valor a um save que fuja um pouco à rotina, que seja diferente (num sentido positivo) do que um save que seja uma cópia a nível gráfico e escrito de outro save.

Algumas ideias inovadoras que surgiram no EMEM:

• Apresentação com capas de jornais
• Apresentação com a estrutura de uma revista/jornal
• Apresentação com template para os jogos
• Criar uma história fictícia sobre um personagem. Não assumir controlo de qualquer equipa, permitir que os leitores controlem as acções das equipas de um determinado campeonato.
• Cartões de sócio, e de adepto, mantendo alguns adeptos fiéis à história. Cuidado que eles cobram…
• (…)


6. O coração do save

De uma forma ou de outra, quase todos temos uma ideia de como nos devemos comportar, e mais importante ainda, de como gostamos que os outros se comportem. Não que haja um modelo de comportamento definido, mas simplesmente há atitudes que são apelativas e outras que podem afugentar um santo.

De uma forma simples, o coração do savers deve reflectir os valores de modéstia, motivação, empenho, camaradagem e alegria que são o reflexo do EMEM. Não é por acaso que alguém já afirmou que o Espelho é um mundo à parte no fórum cmpt, não dizendo mal do fórum que é a nossa casa, mas a verdade é que o espírito aqui é mais puro.

Mente aberta

Se vais abrir um save novo, mantém o coração aberto ao que vem de fora. Vais ouvir muitas “boa sorte” e algumas “não gostei disto”. Agradece as primeiras, valoriza as segundas, são estes conselhos a mais fácil forma de te colocar no bom caminho, mesmo quando achar que estão no “bota a baixo” a uma coisa que tanto trabalho te deu.

Perseverança

É a palavra chave, e daqui tudo nasce. Jeito para gráficos, texto razoável, ideias inovadoras. Isto muitos têm, mas a verdade é que os savers que mais gozo dão de ler são os que nunca desistem. Os que actualizam meia dúzia de vezes numa semana com 2 ou 3 respostas ou sem nenhuma. Ao fim de alguns saves, mantendo o espírito, têm saves bem sucedidos (seja lá o que isso é) e vocês pensam: como é que eles conseguem? Simples, voltamos a repetir: perseverança.

Como dizia o Pessoa “Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir um castelo.”. Quando fores tendo alguns saves duráveis, entenderás facilmente que a reputação de um saver é o melhor caminho para garantir que as suas histórias não ficarão às moscas, e que como todas as reputações demoram muito a construir e pouco a destruir.

Respeito

Trata os outros como gostas que te tratem a ti. Gostavas que os únicos comentários que tivesses no teu save fosse “bons jogos! Passa no meu!”? Claro que não, e facilmente entendes que mesmo no meio de vários isso é falta de educação. É de evitar, até porque a longevidade do teu save tratará de mostrar a todos que és um saver a sério, no caminho oposto do provocado por atitudes infantis e desesperos.


7. Conclusão

Um save exige trabalho, esforço e dedicação por parte do jogador. Esperamos que este guia tenha ajudado a entender o espírito do EMEM. Se procuras fama, criar um save não deve ser um meio para alcança-la, deves sobretudo jogar e actualizar por gosto, diverte-te máximo sobretudo. Não tenha medo de pedir ajuda se precisares, estamos aqui para ajudar e te apoiar. Terminamos este guia com duas frases de um grande mestre desta secção, o Kewl.

“Tem o tópico para o jogo, mas não jogues para o tópico”

"Acho que toda a gente que coloca um save no EMEM e o faz com gosto, é um mestre da secção porque a compreende."

8. Notas

- Tutorial feito por Red_Moskito e Shadowtuga para o CMPT. Créditos totais a eles.

- Espelho meu, espelho meu, ou EMEM, é o nome da área de histórias do CMPT.
Ir para o topo Ir para baixo
https://vidamanager.forumeiros.com
 
Guia de Início a Seção Vida Manager
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [FM12]Vida Manager - Daniel a volta do idolo
» [FM08]Vida de Manager - Andoni Zubizarreta,Reconstruindo minha história!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Football Manager :: Vida de Manager-
Ir para: